Nos próximos dias, as postagens fixas das 9h, 16h e 21h tratarão dos aspectos históricos, geográficos, político-econômicos, mas principalmente turísticos de Uruguaiana. Os posts serão baseados em material disponibilizado por guias impressos da prefeitura de Uruguaiana.
Inaugurando esta seção, a História da cidade*.
Uruguaiana registra sua história a partir de sua fundação, em 1843. Dentro de um período conturbado, decorrentes da Revolução Farroupilha. Domingos José de Almeida, mineiro, mas participante nesta revolta dos gaúchos contra o Império Brasileiro, como Ministro da Fazenda do Império Riograndense, decretou que deveria ser formada uma povoação à margem esquerda do Rio Uruguai.
Domingos José de Almeida, Mineiro de Adamantina, 1797-1871 |
Ao contrário da maioria das outras cidades, que iniciaram como uma aldeia ou sede de um clã, que cresceram lentamente e de forma disforme, Uruguaiana teve sua área urbana projetada e sua localização estrategicamente escolhida. É graças a este planejamento que as calçadas e ruas uruguaianenses são amplas e espaçosas, um diferencial em relação às outras cidades. Uruguaiana foi uma das primeiras cidades brasileiras com esta característica de planejamento.
O Município de Uruguaiana conta com uma localização privilegiada, fazendo fronteira com o URUGUAI ao sul, e ARGENTINA a oeste, países pertencentes ao MERCOSUL. Está situada na micro-região da campanha ocidental do Estado do Rio Grande do Sul. Distante 641km da capital do Estado. Possui uma área de 5.452 Km2 e a população está estimada em 125.435 habitantes, sendo a maior cidade da Região Oeste em população.
Ruas amplas de Uruguaiana |
A agricultura é a principal atividade do município. A principal cultura agrícola é o arroz. Destaca-se ainda na pecuária, os rebanhos de bovinos, ovinos, bubalinos e equinos, especialmente os da Raça Crioula. Considerada a cabanha do Brasil e capital gaúcha de criação de cavalos, é presença certa nas principais exposições de animais.
O comércio exterior, devido à fronteira com a Argentina, é fortalecido com o maior Porto Seco Rodoviário da América Latina, situado na saída da cidade, 80% da produção nacional atravessa a Ponte Internacional.
Imagem aérea do Porto Seco |
* FONTE: Mapa Turístico de Uruguaiana - www.uruguaiana.rs.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta, Brit(t)alhada!